Teste de Exercício Cardiopulmonar durante a pandemia causada pela COVID-19

A pandemia causada pela COVID-19 aumentou significativamente a incidência da Síndrome Respiratória Aguda Grave, representando uma emergência global de saúde pública. Embora o novo coronavírus afete predominantemente o sistema respiratório, sendo, portanto, uma doença respiratória aguda, ela também afeta múltiplos órgãos que prejudica a função cardiopulmonar e reduz a aptidão cardiorrespiratória.

Dessa forma, o TECP (Teste de Exercício Cardiopulmonar) desempenha um papel fundamental nas avaliações clínicas de pacientes passando por uma recuperação gradual após a COVID-19, bem como na pesquisa destinada a compreender os efeitos de longo prazo da infecção por SARS-CoV-2 à saúde.

No entanto, devido à análise do gás ventilatório expirado durante TECP, o procedimento é considerado gerador de aerossol. Nesse sentido, um estudo intitulado “Cardiopulmonary Exercise Testing During the COVID-19 Pandemic”, publicado no Progress in Cardiovascular Diseases em maio de 2021 fornece recomendações para o teste durante a pandemia da COVID-19.

Lembrando que as diretrizes para procedimentos de aerossol podem variar de acordo com a instituição, no entanto, cada uma delas deve incorporar as orientações estabelecidas pelos CDCs (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), e no caso de onde o estudo foi desenvolvido, pela ERS (Sociedade Respiratória Europeia), visando a segurança do paciente.

Os valores dos TCPE para avaliação diagnóstica e prognóstica de doenças cardiovasculares, bem como para a avaliação da eficácia intervencionista, justifica a importância da continuidade desses testes durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Para ter acesso ao artigo completo, basta clicar no link a seguir: https://doi.org/10.1016/j.pcad.2021.04.005

Conheça a Linha de Pneumologia e Fisioterapia Respiratória da AAMED A AAMED trabalha com uma linha completa voltada para a realização do TECP. Entre os principais equipamentos estão:

Quark PFT

Atualmente é considerado o equipamento mais inovador do mercado para testes e diagnóstico de função pulmonar, pois garante mais precisão e é até mesmo superior aos critérios da ATS e ERS.

Não para por aí! O Quark PFT oferece calibrações automatizadas e mostra advertências e mensagens para evitar erros e simplificar os procedimentos do teste. Conheça todas as funcionalidades deste equipamento, aqui!

Q-Box – Cabine Pletismográfica

A pletismografia ou prova de função pulmonar completa, é uma ferramenta imprescindível para a avaliação completa e precisa do pulmão, porque além de fazer a parte da espirometria (ou prova de função simples), também mede os volumes pulmonares e parâmetros relacionados à oxigenação. Isso provavelmente você já deve saber!

Geralmente, a procura por esse tipo de exame costuma aumentar no inverno, então a dica é estar preparado para atender esta demanda com qualidade e agilidade, o que pode ser conseguido por meio do Q-Box, que apresenta o que há de mais moderno relacionado à Cabine Pletismográfica.

Quer saber mais sobre esse equipamento? Então acesse: https://www.aamed.eco.br/cabine-pletismografica-qbox

Quark CPET

O analisador de O2 e CO2 da Quark CPET é um dos instrumentos de medição da taxa respiratória mais inovadores do mercado e sabe por quê? Porque desde a sua fabricação ele utiliza uma tecnologia de última geração e materiais de qualidade.

O equipamento possui ECG Integrado de 12 derivações, que garantem a precisão da coleta e análise de dados, bem como uma exclusiva câmara de mistura, adequada para as faixas de fluxo de ventilação muito altas ou muito baixas.

Outras características do equipamento são:

Presença do monitor de SPO2 integrado, que permite o teste de espirometria completa; Presença de máscara ou capacete Canopy para avaliação nutricional; Sensor de Oxigênio Paramagnético com resposta rápida e permanente nos testes respiratórios;

Turbina impermeável para instrumentos CPET e PFT.

Alta durabilidade, resistência e ótima relação de custo-benefício, com valores acessíveis de investimento inicial, em um único equipamento!

Ventilômetro Wright Mark 8

O Ventilômetro Wright Mark 8 hoje em dia figura como um dos instrumentos mais modernos no mercado para a medição de volume corrente e minuto para pacientes de respiração espontânea e de ventilação assistida. Além de possuir mostradores atualizados e de fácil leitura, os usuários deste equipamento têm a conveniência dos botões liga/desliga e controle reprogramar.

Lembrando que o Ventilômetro Wright Mark 8 ainda realiza o desmame no ambiente de UTI, possibilitando a troca segura da respiração assistida para a respiração espontânea.

Para saber mais, acesse: https://www.aamed.eco.br/ventilometro-wright-mark-8

MicroQuark

Chegamos ao final da nossa série “Conheça a Linha Hospitalar de Pneumologia da AAMED” e hoje falaremos um pouco mais do MicroQuark, que é um espirômetro para computador de simples instalação via USB, desenvolvido para visualização rápida e fácil do processos. Com ele é possível executar FVC, SVC, MVV e PRE-POST Bronco-Desafio com apenas um clique. Além disso, é ideal para aplicações clínicas ou saúde ocupacional.

Quer descobrir por que o MicroQuark representa o que há de mais inovador no universo dos espirômetro? Fale com a nossa equipe ou acesse o site e confira a descrição técnica completa deste produto!

https://www.aamed.eco.br/espirometro-microquark



Whatsapp AAMED